top of page

Controle de Pragas

As pragas têm origem anterior à civilização do homem, mas seus danos só aconteceram depois do desequilíbrio ecológico que ele próprio causou. Com o desenvolvimento das civilizações, eventos antes inexistentes passaram a permitir a proliferação de alguns animais, como o acúmulo do lixo e alimentos sem cuidados necessários.


A expansão urbana ocasionou na diminuição de alguns predadores naturais, permitindo que pudessem se proliferar com mais facilidade. Portanto, a existência desses animais na condição de praga propriamente dita é resultante das atividades do próprio homem, que permitiu que encontrassem abundância de abrigo e alimento, e consequentemente facilidade para se reproduzir.


O descontrole causa muitos prejuízos ao homem, não só por danos a alimentos estocados ou produtos que podem ser danificados, mas também podem vir a causar problemas à saúde das pessoas, tanto em casos isolados, como em grande escala.

Para isso existe um método de controle padronizado denominado Controle Integrado de Pragas, que se baseia na higiene e prevenção como ferramentas, incorporando ações preventivas e corretivas à sua aplicação. Como por exemplo, a diminuição do uso de praguicidas, o estudo dos ciclos de vida das pragas, e com essas informações, definir medidas apropriadas para o combate e quais os critérios econômicos para a aplicação. Assi


m, conhecendo metodicamente o que é preciso combater, o controle acabará sendo mais eficiente. A definição das pragas a serem tratadas também é fundamental para dar prosseguimento no planejamento do controle.




Antes de se iniciar o planejamento, é importante saber em qual ambiente o controle deverá ser aplicado, podendo este ser urbano ou rural. Em cada um dos casos, as pragas podem ser diferentes e, portanto, terem comportamentos distintos. Assim, toda a linha de planejamento poderá seguir um critério específico.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Formigas

Escorpião

Cupins

bottom of page